Saiba mais sobre esta promoção

No último mês de maio, uma lei foi sancionada pela presidente Dilma (PT) na qual torna sigilosa a investigação feita pela Aeronáutica de acidentes aéreos no Brasil, um assunto bem interessante para aqueles que são cheios de teorias da conspiração.

A 3 meses esta lei definiu que a polícia e o Ministério Público, ao investigas as causas de um acidente aéreo, só terão acesso à caixa-preta do avião em questão, com as conversas dos pilotos e copilotos sob uma decisão judicial.

Mas as restrições não param por ai, só será possível a liberação dos dados, caso o Cenipa, órgão da Aeronáutica que apura os acidentes, tenha conhecimento da causa, mas ainda sim as informações sobre o acidente aéreo só serão compartilhadas sob segredo de justiça e de modo nenhum poderão ser divulgadas.

Mas qual a finalidade desta lei?

As informações serão blindadas, ocultas nos órgãos para que a polícia ou o MP (ministério público) use-as em ações criminais ou inquéritos, contra suspeitos/culpados pelos acidentes aéreos.

lei proibe divulgacao em acidentes aereos

A lei foi estabelecida por que o Cenipa é responsável por achar falhas para evitar novos acidentes e não para encontrar algum culpado, para divulgar na imprensa. A lei diz ainda que o depoimento de tal pessoa que teve ação direta em um acidente aéreo não poderá ser utilizado em um tribunal. Antes o tal “acusado” se sentia ameaçado e não cooperava com as informações para solucionar os mistérios e causas dos acidentes.

O mesmo serve para provas de processos ou inquéritos. Ou seja, as companhias aéreas não serão culpadas por eventuais desastres.

“O que nos queremos é que a investigação, feita com objetivo de prevenção de acidentes, não seja utilizada para outros propósitos”, segundo o coronel aviador Fernando Camargo, do Cenipa.

Mas outras pessoas discordam da lei, pois torna as investigações menos transparentes, sendo feito tudo por trás da população e de órgãos competentes.

E você o que acha?

Confira também:

Avião com Eduardo Campos cai em SP e morre o candidato a Presidente

Autor
Wes

Wes

A anos trabalhando com as melhores promoções de pacotes de viagens CVC, Hotel Urbano HURB, Decolar, 123Milhas, Submarino Viagens, pacotes turísticos, promoção de passagens aéreas LATAM, GOL, AZUL, Itapemirim, VoePass, AVIANCA, pousadas, hotéis, resorts e tudo que envolve turismo.