Os 20 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro para uma viagem

Os 20 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro para uma viagem

Quer conhecer os 20 melhores destinos do nordeste brasileiro para uma viagem? Hoje estaremos apresentando neste artigo uma lista com os TOP 20 destinos nordestinos escolhidos para viagens e fazendo um breve resumo sobre cada um deles, afinal não é uma escolha tão fácil e nada melhor do que algumas dicas sobre as melhores opções.

A região do nordeste brasileiro é uma das áreas onde se encontram algumas das melhores praias do mundo, com cenários dignos de paraísos tropicais. O nordeste é a escolha de muitos turistas brasileiros e estrangeiros para uma viagem, onde as praias são escolhidas para passar feriados, férias prolongadas na alta temporada, lua de mel, realização de casamentos e até mesmo a cura para muitos problemas ligados ao estresse do dia a dia.

Sem contar que o nordeste é rico em história, afinal foi onde os primeiros navios vindos de Portugal desembarcaram nossos descobridores na conhecida hoje como Porto Seguro, e poucos anos depois sendo erguida a primeira capital do Brasil, Salvador (1549). O nordeste foi a porta de entrada para a colonização portuguesa, onde de 1500 à 1532, a extração de pau Brasil (madeira responsável por tingir as roupas na nobreza na época) movimentavam as grandes navegações entre a Europa e o nosso país.

Atualmente o nordeste possui uma população que já passa dos 57 milhões de habitantes. E para quem gosta de números o nordeste conta com 3338 quilômetros de praias, sendo o litoral mais importante do Brasil e responsável por movimentar fortemente a economia na região, gerando milhares de empregos e oportunidades.

os 20 melhores destinos nordeste brasileiro

Mas vamos ao que interessa, confira a nossa modesta lista de destinos.

Lista com os 20 melhores destinos do nordeste brasileiro para uma viagem

  • Genipabu (Rio Grande do Norte)
  • Trancoso (Bahia)
  • Pelourinho em Salvador (Bahia)
  • Lençóis Maranhenses (Maranhão)
  • Morro de São Paulo (Bahia)
  • Porto de Galinhas em Ipojuca (Pernambuco)
  • Salvador (Bahia)
  • Mangue Seco (Bahia)
  • Baía dos Porcos em Fernando de Noronha (Pernambuco)
  • Recife (Pernambuco)
  • Jijoca de Jericoacoara (Ceará)
  • Canoa Quebrada, Aracati (Ceará)
  • Praia do Gunga, São Miguel (Alagoas)
  • Maragogi (Alagoas)
  • Arraial d’Ajuda (Bahia)
  • Olinda (Pernambuco)
  • São Luís (Maranhão)
  • Praia da Pipa (Rio Grande do Norte)
  • Rio São Francisco (Sergipe)
  • Chapada Diamantina (Bahia)

Genipabu – Rio Grande do Norte

Genipabu é um dos destinos do nordeste que contam com imensas dunas de areias finas e brancas, um cenário perfeito para que os turistas possam realizar roteiros abordo dos carros mais comuns por lá, os bugues. O paraíso tropical também conta com camelos e dromedários que podem ser montados, dos quais realizam pequenos passeios pela areia.

A paisagem natural e o oásis formado no meio da Praia de Genipabu é o cartão postal para os turistas que optam por passar alguns dias por lá.

destino genipabu rio grande do norte

Trancoso – Bahia

Trancoso é uma daquelas regiões do nordeste que fica localizada em um litoral 100% turístico, nada menos do que a cidade de Porto Seguro na Bahia. Além da beleza, Trancoso é importantíssimo para a nossa história, pois segundo os relatos da Documentação Marinha, a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500 no então conhecido Rio dos Frades.

Com características denominadas de primitivistas, os mais de 12 mil habitantes de Trancoso, vivem basicamente do turismo.

destino trancoso bahia

Pelourinho em Salvador – Bahia

Hoje estaremos falando muito sobre a Bahia aqui neste artigo, afinal é por lá que estão localizados destinos super importantes como o Pelourinho de Salvador.

A importância do Pelourinho é relacionada com a cultura do povo baiano, onde ao longo deste bairro na Cidade Alta, estão localizados os mais de 800 casarões datados dos séculos 17 e 18, que permanecem protegidos como Patrimônio da Humanidade. Além das casas, os turistas podem realizar uma visita histórica pelos largos, ladeiras, ruas de pedras, igrejas, museus e conhecer mais sobre a culinária baiana em um dos bares e restaurantes típicos do destino.

Em sua viagem para Salvador não passe 100% do tempo nas praias, tire ao menos um dia para desfrutar deste local histórico.

destino pelourinho salvador bahia

Lençóis Maranhenses – Maranhão

Imagine um destino onde em meio as dunas podemos encontrar belíssimas lagoas. O parque nacional dos Lençóis Maranhenses é nada menos do que este destino. A região faz parte de uma das unidades de conservação brasileira e proteção da natureza, com algumas das paisagens mais peculiares de todo o Brasil.

Mas as lagoas no meio da areia só podem ser observadas no inverno, na época das cheias que acontecem de julho a setembro. O cenário fica incrível e se você quer fazer uma viagem com uma paisagem inesquecível, os Lençóis são a opção certa.

destino lencois maranhenses maranhao

Morro de São Paulo – Bahia

Na Ilha de Tinharé a 248 quilômetros de Salvador, encontramos um dos destinos mais visitados do nordeste brasileiro, o Morro de São Paulo. O acesso até as praias do Morro é feito por Valença, onde é preciso embarcar em uma lancha ou barco comum para poder chegar até lá, mas o “sacrifício” vale a pena, sem contar que a experiência turística já começa na travessia.

Este destino conta com quatro praias que não possuem nomes, são enumeradas. Na praia um, onde está localizado a Rua Caminho da Praia com os principais restaurantes da ilha e a Praça Aurealiano Lima, é que ficam a maior concentração de turistas. Quem quer aproveitar um descanso mais tranquilo deverá ir para as praias três e quatro.

Por lá não é possível trafegar automóveis, portanto esteja disposto a andar a pé ou de carona nos tratores da ilha. Uma sugestão de atividade em Morro de São Paulo é apreciar o pôr do sol no farol.

destino morro de sao paulo bahia

Porto de Galinhas – Pernambuco

Eleita por 10 anos consecutivos como a mais bela praia do Brasil, Porto de Galinhas é uma das atrações litorâneas mais famosas de todo o nordeste. A região fica localizada no município de Ipojuca em Pernambuco e suas belezas naturais compostas por piscinas em tons de turquesa, totalmente transparente, onde o turista pode observar os cardumes e recifes de corais através de um mergulho com snorkel, está entre as atividades mais requisitadas por lá.

O destino é um verdadeiro paraíso.

destino porto de galinhas

Salvador – Bahia

A primeira capital do Brasil é ainda hoje uma das cidades mais importantes do polo turístico nordestino e de todo o litoral brasileiro. A ‘Capital da Diversão’ como também é conhecida é um destino com fortes influências africanas na culinária, cultura e arquitetura.

O carnaval de Salvador é capaz de lotar a orla e as principais avenidas de frente ao mar, onde dezenas de cantores realizam suas apresentações de cima dos Trios, agitando a multidões. Mas para quem vem até a região em busca dos Pontos Turísticos, locais como o Pelourinho, a Casa do Rio Vermelho, a Igreja e Convento de São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Ilha dos Frades, o Museu da Misericórdia e muitos outros são as opções que a capital baiana oferece para seus visitantes.

destino salvador bahia

Mangue Seco – Bahia

A região de Mangue Seco fica localizada entre o Sergipe e a Bahia. É uma pequena vila de pescadores, que serviu de cenário para a novela Tieta, onde a partir daí se tornou muito popular entre os turistas. A região fica ao lado da foz do Rio Real, onde o cenário está dividido entre as águas doces e salgadas. Normalmente o turista passa por Mangue Seco para realizar um passeio de Bugue e segue para a Praia do Forte ou Costa do Sauípe.

destino mangue seco bahia

Baía dos Porcos em Fernando de Noronha – Pernambuco

Quando citamos Fernando de Noronha, qualquer adjetivo sobre suas praias não chega nem próximo de demonstrar quão maravilhosa ela realmente é. A Baía dos Porcos é um belo exemplo disso.

Um dos destinos mais requisitados do nordeste brasileiro com toda a certeza são as ilhas e ilhotas de Fernando de Noronha. A Baia dos Porcos possui apenas 100 metros de extensão e o seu acesso é feio somente a pé. O local conta com piscinas naturais belíssimas e o ponto turístico Morro Dois Irmãos, que são enormes paredões de pedras, que rendem ótimas fotos para o seu álbum de viagem.

destino baia dos porcos pernambuco

Recife – Pernambuco

A capital pernambucana conhecida como Recife é também um dos principais destinos turísticos do nordeste brasileiro. A cidade conta com uma grande influência arquitetônica dos holandeses da era colonial, possuindo diversos canais, casarões, pontes e ilhas. Quem tiver a oportunidade conheça a Rua do Bom Jesus, a Capela Dourada, o Marco Zero e também aproveite para desfrutar de um belo prato rico em peixes e frutos do mar.

Mas quem for até Recife e não desfrutar das atrações turísticas de Olinda, pode se arrepender. Famosa por seus carnavais de rua com os bonecos gigantes, Olinda também faz parte do roteiro turístico de Recife.

destino recife pernambuco

Jijoca de Jericoacoara – Ceará

A cidade de Jijoca de Jericoacoara no Ceará também está entre os destinos mais comuns por aqueles que optam por viagens para o nordeste brasileiro. Quem vem até a região com pouco mais de 18 mil habitantes, além da bela praia de Jericoacoara, também poderá conhecer a Caverna do Morcego, uma formação rochosa entre as praias da Pedra Furada e da Malhada.

Outras atrações turísticas são o farol, que fica a 98 metros acima do mar, um belo mirante para observar o nascer e pôr do sol, bem como a apreciação da lua cheia. A Duna do Pôr do Sol também é uma boa opção, onde todos os dias uma das tradições dos moradores é ir até o topo para esperar o sol se pôr.

As obras arquitetônicas das Igrejas de Jijoca e de Jeri, também estão presentes nos roteiros turísticos pela cidade.

destino jijoca de jericoacoara ceara nordeste

Canoa Quebrada, Aracati – Ceará

Um dos destinos turísticos do nordeste mais baratos para viajar é a região de Canoa Quebrada no Ceará. O destino que pertence a cidade de Aracati, está a apenas 163km da capital Fortaleza. Conta com pouco mais de 4000 habitantes e além das praias, as falésias avermelhadas onde estão esculpidas luas e estrelas, também são os destaques turísticos do local.

Aproveite a estadia em Canoa Quebrada para realizar um passeio turístico a bordo de um parapente e comer em um dos restaurantes típicos de Aracati. Andar de bugue, passear de barco e apreciar o mar em azul turquesa é uma bela indicação para o destino.

destino canoa quebrada ceara aracati

Conheça o destino mais barato do nordeste para viajar

Praia do Gunga, São Miguel – Alagoas

As margens da Lagoa do Roteiro no Alagoas está localizado outro dos destinos turísticos mais aclamados do nordeste, a Praia do Gunga em São Miguel. O destino conta com um enorme pontal de areia fina e branca, com águas bem calmas.

Este que é um dos cartões postais do Alagoas, conta também com uma enorme plantação de coqueiros a beira mar, além de enormes falésias coloridas, que podem ser observadas durante um passeio tradicional de bugue pela região. O destino lembra muito as paisagens típicas do Caribe, sendo uma ótima alternativa para Punta Cana, por exemplo.

destino praia do gunga alagoas

Maragogi – Alagoas

Este paraíso do estado do Alagoas conhecido como Maragogi, é rica em piscinas naturais, as famosas Galés, que estão localizadas a seis quilômetros da costa. O destino está no coração da Costa dos Corais e conta com areias finas, imensos coqueirais, recife, um mar cristalino e todos os elementos necessários para ser considerado um paraíso.

As piscinas naturais (Taocas) poderão ser acessadas através dos barquinhos catamarãs ou lanchas que contam com suas saídas na praia principal. Infelizmente hoje o acesso as Galés de Maragogi é limitado a 720 pessoas por dia, por questões de controle ambiental, mas em períodos de baixa temporada esse limite atende bem a demanda diária de turistas.

destino maragogi alagoas

Arraial d’Ajuda – Bahia

Quem gosta de mar e sol deve aproveitar as suas férias para desfrutar das belezas naturais de mais este distrito de Porto Seguro, o tão famoso Arraial D’Ajuda na Bahia.

O destino é uma pequena vila com 17 mil habitantes em meio a praias paradisíacas e construções históricas. Por lá diversos músicos e escritores buscam suas inspirações de frente para o mar. Entre as praias de Arraial que podemos destacar estão:

  • Praia do Mucugê
  • Praia de Apaga-Fogo
  • Praia de Taípe
  • Praia dos Pescadores
  • Praia da Pitinga
  • Praia do Parracho
  • Praia de Araçaípe
  • Praia da Lagoa Azul

Uma destas praias é exatamente o que você está buscando. Mas a mais famosa é a Praia do Mucugê, que fica próxima ao centro da região. Por lá o turista poderá desfrutar de diversos bares e restaurantes ao longo do dia, bem como realizar a sua hospedagem, pois é ali que se encontram a maior parte dos hotéis e pousadas.

destino arraial dajuda bahia

Olinda – Pernambuco

A já citada neste artigo Olinda é uma das cidades obrigatórias para quem pretende realizar um roteiro turístico no nordeste, passando especialmente por Recife. O destino conhecido pelas festas de carnaval conta com pontos turísticos como a Igreja e Mosteiro de São Bento, Basílica de São Bento, o Centro Histórico, o Quatro Cantos, o Convento de São Francisco, a Catedral da Sé, a Igreja Do Carmo, a Caixa d’Água Alto da Sé juntamente com o  Elevador Panorâmico, o Museu do Mamulengo e muitos outros.

Apesar das melhores opções turísticas estarem ligadas a cultura e a arquitetura da cidade, Olinda também conta com praias como a Praia Bairro Novo, Praia do Farol, a Praia Casa Caiada, a Praia do Carmo e a Praia dos Milagres.

destino olinda pernambuco

São Luís – Maranhão

São Luís no Maranhão conta com um centro histórico no mínimo interessante. Por lá é possível visualizar linhas francesas, holandesas e também portuguesas. Isto porque a cidade foi a única do país fundada por franceses no dia 08 de setembro de 1612, mas que em um curto espaço de tempo foi invadida por holandeses, mas que no final acabou sendo colonizada por portugueses.

No bairro da Praia Grande estão hoje localizados os mais de 3 mil casarões do século 18 e 19, que foram tombados pela Unesco como patrimônio, formando um belíssimo Centro Histórico. Para quem vai até a região em busca de atrações culturais, o período ideal são os meses de junho e julho, onde a festa do Bumba Meu Boi toma conta de todas as ruas da cidade.

Para quem quer aproveitar o descanso para visitar as praias de São Luís, nós recomendamos uma visita em Araçagi, Olho D’Água ou Calhau.

destino sao luis maranhao

Praia da Pipa – Rio Grande do Norte

Se a sua intenção é ir para o nordeste e ter contato direto com golfinhos e tartarugas marinhas, sem atrapalhar o livre curso da natureza é claro, a nossa dica é a Praia da Pipa no Rio Grande do Norte. O destino que pertence a cidade de Tibaú do Sul (entre duas águas em indígena) é uma praia que fica cercada pela Lagoa de Guaraíras e por nada menos do que o Oceano Atlântico.

A Praia da Pipa está a 85 quilômetros de Natal. Uma das opções turísticas para aqueles que vem até Pipa é aproveitar as piscinas naturais próximas na Praia do Porto e a noite se deliciar com uma porção de camarão em um dos barzinhos da orla.

destino praia da pipa rn

Rio São Francisco – Sergipe

O passeio de barco pelo Cânion do Xingó no Rio São Francisco, localizado no estado do Sergipe, é também uma das melhores experiências turísticas do nordeste. O destino é o lugar onde a Foz do Rio São Francisco desagua no mar após os mais de 3 mil quilômetros percorridos após nascer na Serra da Canastra em Minas Gerais.

O verão é o melhor período para aproveitar as belezas naturais deste rio que fica a 130 quilômetros da capital Aracaju. O Velho Chico, como também é conhecido, fica localizado no município de Brejo Grande, baixo São Francisco e além do turismo outra atividade que trás renda para os moradores é a pesca.

destino rio sao francisco sergipe

Chapada Diamantina – Bahia

Apesar de ser um destino cheio de regras de preservação a Chapada Diamantina é uma das atrações mais lindas da Bahia e por consequência do nordeste brasileiro. O destino fica localizado nas serras do estado da Bahia e é protegido pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, local onde nascem praticamente todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e também do Rio de Contas.

A Chapada, ao contrário da maioria dos destinos citados até agora, não possui praias. Mas aqueles que amam a natureza terão a oportunidade de desfrutar do contato direto com cachoeiras, imensos cânions, vales e grutas, muito explorados por aventureiros (trekking) que fazem das trilhas o seu refúgio nos dias de folga.

destino chapada diamantina bahia

Tem mais algum destino preferido no nordeste brasileiro? Deixe seus comentários. Se gostou do artigo, compartilhe-o e ajude o site a crescer.

Anterior O destino mais barato do nordeste para viajar
Proximo Pacotes CVC Copa do Mundo 2018 na Russia

Sobre o autor

Wes
Wes 1152 posts

A anos trabalhando com as melhores promoções de pacotes de viagens CVC, Hotel Urbano, Decolar, Groupon, Submarino Viagens, pacotes turísticos, promoção de passagens aéreas LATAM, GOL, AZUL, AVIANCA, pousadas, hotéis, resorts e tudo que envolve turismo.

Veja todas as publicacoes deste autor →

Achamos que voce ira gostar disso

Dicas e Noticias 0 Comentarios

TudoAzul Agosto – Promoção 2 mil pontos a mais para você

O Programa TudoAzul da companhia aérea Azul está com uma boa promoção para seus clientes neste mês que começa hoje, Agosto. Onde você vai além de comprar suas passagens aereas… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Emissão de visto americano está suspensa no mundo todo

O site OFICIAL da emissão de visto americano no Brasil e no Mundo ais.usvisa-info.com nesta segunda feira está informando que a solicitação para a emissão do visto está suspensa até… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

TAM agora tem voos diretos entre Belém PA e Miami EUA

A empresa aérea TAM está desde o dia 02 de fevereiro de 2014 vendendo passagens aéreas aéreas com voos diretos para Miami nos Estados Unidos com saídas em Belém do… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Empresas Aéreas NÃO podem cobrar para levar cadeiras de rodas

Você é cadeirante e sempre que vai realizar uma viagem, na hora de pagar suas passagens aéreas, uma taxa para poder levar sua cadeira de rodas é cobrada? Agora por… Leia mais

Dicas e Noticias

Os 10 melhores destinos para visitar em 2014 – Brasil é o melhor país

Você sabe quais são os melhores destinos para para visitar em 2014? A Lonely Planet realizou uma pesquisa mundial e divulgou em seu guia o Best in Travel 2014, no… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Como fazer check in automático na Latam

A tecnologia chegou para facilitar a vida de todos nós, inclusive naquilo que já era tecnológico, hoje está ainda mais fácil, como é o caso dos check in das companhias… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios aqui

Voce pode ser o primeiro a comentar esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.