No último mês de maio, uma lei foi sancionada pela presidente Dilma (PT) na qual torna sigilosa a investigação feita pela Aeronáutica de acidentes aéreos no Brasil, um assunto bem interessante para aqueles que são cheios de teorias da conspiração.
A 3 meses esta lei definiu que a polícia e o Ministério Público, ao investigas as causas de um acidente aéreo, só terão acesso à caixa-preta do avião em questão, com as conversas dos pilotos e copilotos sob uma decisão judicial.
Mas as restrições não param por ai, só será possível a liberação dos dados, caso o Cenipa, órgão da Aeronáutica que apura os acidentes, tenha conhecimento da causa, mas ainda sim as informações sobre o acidente aéreo só serão compartilhadas sob segredo de justiça e de modo nenhum poderão ser divulgadas.
Mas qual a finalidade desta lei?
As informações serão blindadas, ocultas nos órgãos para que a polícia ou o MP (ministério público) use-as em ações criminais ou inquéritos, contra suspeitos/culpados pelos acidentes aéreos.
A lei foi estabelecida por que o Cenipa é responsável por achar falhas para evitar novos acidentes e não para encontrar algum culpado, para divulgar na imprensa. A lei diz ainda que o depoimento de tal pessoa que teve ação direta em um acidente aéreo não poderá ser utilizado em um tribunal. Antes o tal “acusado” se sentia ameaçado e não cooperava com as informações para solucionar os mistérios e causas dos acidentes.
O mesmo serve para provas de processos ou inquéritos. Ou seja, as companhias aéreas não serão culpadas por eventuais desastres.
“O que nos queremos é que a investigação, feita com objetivo de prevenção de acidentes, não seja utilizada para outros propósitos”, segundo o coronel aviador Fernando Camargo, do Cenipa.
Mas outras pessoas discordam da lei, pois torna as investigações menos transparentes, sendo feito tudo por trás da população e de órgãos competentes.
E você o que acha?
Confira também:
Avião com Eduardo Campos cai em SP e morre o candidato a Presidente
GENTIL S. P. NETO
Claro que isso é mais um golpe do PT. Para mim, não há dúvidas de que, primeiro, fizeram a Lei impedindo a Policia e o MP do acesso a caixas pretas. E depois sabotaram o avião do deputado. Ora, dezenas de pessoas presenciaram o avião pegando fogo antes de se chocar. É mais um crime impune como o do Celso Daniel, Tancredo Neves e Ulisses Guimarães. De comunsitas tudo é possivel.
Promoção Pacotes
Complicado né amigo!