Lei torna sigilosa a investigação feita em acidentes aéreos no Brasil

Lei torna sigilosa a investigação feita em acidentes aéreos no Brasil

No último mês de maio, uma lei foi sancionada pela presidente Dilma (PT) na qual torna sigilosa a investigação feita pela Aeronáutica de acidentes aéreos no Brasil, um assunto bem interessante para aqueles que são cheios de teorias da conspiração.

A 3 meses esta lei definiu que a polícia e o Ministério Público, ao investigas as causas de um acidente aéreo, só terão acesso à caixa-preta do avião em questão, com as conversas dos pilotos e copilotos sob uma decisão judicial.

Mas as restrições não param por ai, só será possível a liberação dos dados, caso o Cenipa, órgão da Aeronáutica que apura os acidentes, tenha conhecimento da causa, mas ainda sim as informações sobre o acidente aéreo só serão compartilhadas sob segredo de justiça e de modo nenhum poderão ser divulgadas.

Mas qual a finalidade desta lei?

As informações serão blindadas, ocultas nos órgãos para que a polícia ou o MP (ministério público) use-as em ações criminais ou inquéritos, contra suspeitos/culpados pelos acidentes aéreos.

lei proibe divulgacao em acidentes aereos

A lei foi estabelecida por que o Cenipa é responsável por achar falhas para evitar novos acidentes e não para encontrar algum culpado, para divulgar na imprensa. A lei diz ainda que o depoimento de tal pessoa que teve ação direta em um acidente aéreo não poderá ser utilizado em um tribunal. Antes o tal “acusado” se sentia ameaçado e não cooperava com as informações para solucionar os mistérios e causas dos acidentes.

O mesmo serve para provas de processos ou inquéritos. Ou seja, as companhias aéreas não serão culpadas por eventuais desastres.

“O que nos queremos é que a investigação, feita com objetivo de prevenção de acidentes, não seja utilizada para outros propósitos”, segundo o coronel aviador Fernando Camargo, do Cenipa.

Mas outras pessoas discordam da lei, pois torna as investigações menos transparentes, sendo feito tudo por trás da população e de órgãos competentes.

E você o que acha?

Confira também:

Avião com Eduardo Campos cai em SP e morre o candidato a Presidente

Anterior Avião com Eduardo Campos cai em SP e morre o candidato a Presidente
Proximo Minha primeira viagem de Cruzeiro - Quais as dicas?

Sobre o autor

Wes
Wes 1287 posts

A anos trabalhando com as melhores promoções de pacotes de viagens CVC, Hotel Urbano HURB, Decolar, Groupon, Submarino Viagens, pacotes turísticos, promoção de passagens aéreas LATAM, GOL, AZUL, AVIANCA, pousadas, hotéis, resorts e tudo que envolve turismo.

Veja todas as publicacoes deste autor →

Achamos que voce ira gostar disso

Dicas e Noticias 0 Comentarios

21/10/2015 Data da Viagem De Volta para o Futuro

O ano de 2015 é um ano histórico para os fãs do filme longa metragem De Volta para o Futuro 2 (Back to the Future II), pois é onde a… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

BNDES 2014 aprova investimento de 1,5 bilhão em aeroporto de Viracopos

O BNDES 2014, aprovou hoje um financiamento a longo prazo para a concessionária que é responsável pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas VCP, um valor de R$ 1,5 bilhão, para… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Gol começa a vender passagens aéreas para Mendoza

A companhia aérea GOL começou esta semana a vender passagens aéreas para Mendoza na Argentina com saída na cidade de São Paulo, no aeroporto de Guarulhos. Os voos para Mendoza… Leia mais

2 Comentarios

  1. GENTIL S. P. NETO
    agosto 18, 11:48 Reply

    Claro que isso é mais um golpe do PT. Para mim, não há dúvidas de que, primeiro, fizeram a Lei impedindo a Policia e o MP do acesso a caixas pretas. E depois sabotaram o avião do deputado. Ora, dezenas de pessoas presenciaram o avião pegando fogo antes de se chocar. É mais um crime impune como o do Celso Daniel, Tancredo Neves e Ulisses Guimarães. De comunsitas tudo é possivel.

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.