Entenda o que é a epidemia de Ebola na África

Entenda o que é a epidemia de Ebola na África

Recentemente o mundo vem presenciando uma situação bem difícil que está ocorrendo na África Ocidental, uma epidemia de Ebola, que já levou a óbito mais de 887 pessoas e a OMS registrou mais de 1,6 mil casos de infecção da doença. Mas você sabe o que é o vírus do Ebola? Como está ocorrendo esta epidemia e quais os locais já afetados? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o assunto aqui no site.

Esse texto é exatamente para você que está sempre realizando viagens internacionais.

Entenda o que é a epidemia de Ebola na África

O maior surto de Ebola já registrado segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde é este deste ano de 2014 desde a sua descoberta no ano de 1976. O número de pessoas infectadas, mortas e toda a extensão que a doença está alcançando é alarmante.

A doença se trata de uma febre hemorrágica que não tem cura, apenas algumas medidas podem ser tomadas para que o seu próprio organismo crie defesas contra ela.

Este surto começou em Guiné no mês de março e vem se espalhando principalmente pela Libéria e por Serra Leoa, mas outros países já registraram alguns casos como a Nigéria e algumas suspeitas incluindo o Brasil.

A OMS tem enviado vários especialistas no Ebola para a região, com a finalidade de conter a epidemia, e em um caso mais recente, um dos pesquisadores americanos contraiu a doença, tendo que voltar para os EUA e ficar em isolamento. A grande dificuldade segundo a OMS são as áreas mais remotas dos países afetados e principalmente os com falta de comunicação, que gera desconfiança da população de vilarejos, dificultando a ação dos especialistas.

o que e virus ebola como funciona

Outro problema no combate da epidemia é que como já falamos ela não tem cura, e em alguns casos os próprios médicos acabam falecendo, como foi o caso de Sheik Umar Khan, que morreu no dia 29 de julho, vítima da doença. Ele era responsável por Serra Leoa.

Apesar de todo o perigo a OMS ainda não fechou as fronteiras aéreas, somente os países mais afetados fecharam suas fronteiras terrestres, para que a doença não se espalhe pelo mundo. Acreditam que não seja necessário fechar as fronteiras aéreas pelo fato de haver um mínimo de chances de contágio, pois a doença só é transmitida através de fluídos, ou seja, o paciente deve estar com os sintomas agudos da doença, como sangramento, vômito, diarreia e febre alta, e com esses sintomas dificilmente alguém irá realizar uma viagem internacional.

Mas mesmo assim a Emirates anunciou que suspendeu seus voos a Guiné.

A OMS a partir deste mês estará apresentando um plano de resposta ao ebola com US$ 100 milhões em recursos.

O que é o Ebola e como funciona?

O vírus do ebola quando infecta uma pessoa, faz com que ela em até 10 dias venha a falecer ou se o seu organismo for resistente o suficiente ele começa a combater o vírus e há alguma chance de escapar da morte. Em 90% dos casos os pacientes vem a óbito. Como não existem vacinas, o próprio organismo mata o vírus, assim como em uma gripe comum. A diferença é que ele é muito mais agressivo.

Para tentar combater o ebola, os pacientes detectados a tempo com a doença são totalmente isolados e a sua dieta é baseada praticamente por líquidos. Quando são liberados para sair do confinamento, os pacientes são banhados com cloro e suas roupas antigas são queimadas e lhes são entregues roupas novas, sem qualquer contaminação.

Anterior Projeto da Airbus transforma poltrona em selim
Proximo Compre sua ilha com até 80% de desconto - Ostentação

Sobre o autor

Wes
Wes 1114 posts

A anos trabalhando com as melhores promoções de pacotes de viagens CVC, Hotel Urbano, Decolar, Groupon, Submarino Viagens, pacotes turísticos, promoção de passagens aéreas LATAM, GOL, AZUL, AVIANCA, pousadas, hotéis, resorts e tudo que envolve turismo.

Veja todas as publicacoes deste autor →

Achamos que voce ira gostar disso

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Faça uma viagem enquanto é Jovem – Qual a melhor idade para viajar?

Ser jovem é um momento mágico de exploração na vida de praticamente todos os adolescentes. É a época de conhecer, decidir qual carreira seguir, ter sonhos de onde morar, onde… Leia mais

Dicas e Noticias 3 Comentarios

Promoção Submarino Viagens e Bom Ar – Bon Voyage

Já pensou ganhar 1 viagem no valor de 10 mil reais? E concorrer a 4 viagens nesse valor? A Submarino Viagens e o Bom Ar Air Wick estão com uma… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

As cidades mais fotografadas do mundo – sightsmap.com

Recentemente o Google lançou um mapa através do site sightsmap.com onde você poderá conhecer quais são as cidades mais fotografadas do mundo. O site está em inglês, mas é de… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Empresas Aéreas NÃO podem cobrar para levar cadeiras de rodas

Você é cadeirante e sempre que vai realizar uma viagem, na hora de pagar suas passagens aéreas, uma taxa para poder levar sua cadeira de rodas é cobrada? Agora por… Leia mais

Dicas e Noticias

Os 10 melhores destinos para visitar em 2014 – Brasil é o melhor país

Você sabe quais são os melhores destinos para para visitar em 2014? A Lonely Planet realizou uma pesquisa mundial e divulgou em seu guia o Best in Travel 2014, no… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Hospedagem no carnaval 2016 – Diárias a partir de R$ 91

Aqui no site nós já selecionamos algumas cotações de pacotes e também de passagens aéreas para o carnaval 2016, mas o que estava faltando era uma cotação exclusiva de hospedagem… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios aqui

Voce pode ser o primeiro a comentar esta postagem!

Escreva uma resposta