Saiba mais sobre esta promoção

Recentemente o mundo vem presenciando uma situação bem difícil que está ocorrendo na África Ocidental, uma epidemia de Ebola, que já levou a óbito mais de 887 pessoas e a OMS registrou mais de 1,6 mil casos de infecção da doença. Mas você sabe o que é o vírus do Ebola? Como está ocorrendo esta epidemia e quais os locais já afetados? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o assunto aqui no site.

Esse texto é exatamente para você que está sempre realizando viagens internacionais.

Entenda o que é a epidemia de Ebola na África

O maior surto de Ebola já registrado segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde é este deste ano de 2014 desde a sua descoberta no ano de 1976. O número de pessoas infectadas, mortas e toda a extensão que a doença está alcançando é alarmante.

A doença se trata de uma febre hemorrágica que não tem cura, apenas algumas medidas podem ser tomadas para que o seu próprio organismo crie defesas contra ela.

Este surto começou em Guiné no mês de março e vem se espalhando principalmente pela Libéria e por Serra Leoa, mas outros países já registraram alguns casos como a Nigéria e algumas suspeitas incluindo o Brasil.

A OMS tem enviado vários especialistas no Ebola para a região, com a finalidade de conter a epidemia, e em um caso mais recente, um dos pesquisadores americanos contraiu a doença, tendo que voltar para os EUA e ficar em isolamento. A grande dificuldade segundo a OMS são as áreas mais remotas dos países afetados e principalmente os com falta de comunicação, que gera desconfiança da população de vilarejos, dificultando a ação dos especialistas.

o que e virus ebola como funciona

Outro problema no combate da epidemia é que como já falamos ela não tem cura, e em alguns casos os próprios médicos acabam falecendo, como foi o caso de Sheik Umar Khan, que morreu no dia 29 de julho, vítima da doença. Ele era responsável por Serra Leoa.

Apesar de todo o perigo a OMS ainda não fechou as fronteiras aéreas, somente os países mais afetados fecharam suas fronteiras terrestres, para que a doença não se espalhe pelo mundo. Acreditam que não seja necessário fechar as fronteiras aéreas pelo fato de haver um mínimo de chances de contágio, pois a doença só é transmitida através de fluídos, ou seja, o paciente deve estar com os sintomas agudos da doença, como sangramento, vômito, diarreia e febre alta, e com esses sintomas dificilmente alguém irá realizar uma viagem internacional.

Mas mesmo assim a Emirates anunciou que suspendeu seus voos a Guiné.

A OMS a partir deste mês estará apresentando um plano de resposta ao ebola com US$ 100 milhões em recursos.

O que é o Ebola e como funciona?

O vírus do ebola quando infecta uma pessoa, faz com que ela em até 10 dias venha a falecer ou se o seu organismo for resistente o suficiente ele começa a combater o vírus e há alguma chance de escapar da morte. Em 90% dos casos os pacientes vem a óbito. Como não existem vacinas, o próprio organismo mata o vírus, assim como em uma gripe comum. A diferença é que ele é muito mais agressivo.

Para tentar combater o ebola, os pacientes detectados a tempo com a doença são totalmente isolados e a sua dieta é baseada praticamente por líquidos. Quando são liberados para sair do confinamento, os pacientes são banhados com cloro e suas roupas antigas são queimadas e lhes são entregues roupas novas, sem qualquer contaminação.

Autor
Wes

Wes

A anos trabalhando com as melhores promoções de pacotes de viagens CVC, Hotel Urbano HURB, Decolar, Groupon, Submarino Viagens, pacotes turísticos, promoção de passagens aéreas LATAM, GOL, AZUL, AVIANCA, pousadas, hotéis, resorts e tudo que envolve turismo.