Na cidade de Merzouga que fica no deserto do Saara você irá encontrar uma terapia medicinal para a “cura” de doenças como reumatismo, artrite, lombalgia e doença de pele que consiste em você ser enterrado nas areias das dunas. E essa prática tem atraído centenas de turistas até a região, alguns em busca de cura e outros somente pela curiosidade dos banhos de areia.
A região que possui diversas dunas quentes e douradas fica ao sudeste do Marrocos, na tribo Berbere Ait Atta.
Terapia das Dunas no Saara
Segundo os integrantes da tribo, a terapia consiste em enterrar todo o corpo dos visitantes, exceto é claro a cabeça, que fica coberta por um chapéu e um pano para conter o calor. Quem se submete a esse tratamento, fica enterrado por 10 minutos e segundo eles já é o suficiente para ajudar na cura dos problemas citados acima.
Essa terapia funciona semelhante a alguns minutos em uma sauna, onde o objetivo principal é eliminar toxinas do seu corpo.
Vários turistas em busca desse poder de cura das areias do deserto do Saara vem principalmente do Marrocos, mas também de vários locais do mundo, e a cada ano que passa, o tratamento é mais difundido e novos visitantes vem até a região.
A terapia das Dunas custa 10 euros apenas.
O turismo na comunidade de Merzoga
Apesar do grande chamariz ser a Terapia nas Dunas, muitos turistas não vem até a comunidade apenas com a intenção de cura, mas também pelo belíssimo pôr do sol que acontece por lá, pelos passeios a camelo, entre outras opções de lazer na região.
Quem se interessar em conhecer a comunidade, poderá se hospedar em hotéis e comer refeições típicas do Oriente Médio nos restaurantes que ficam nos topos de dunas de areia do deserto.
A indústria do turismo de saúde no Marrocos cresceu quase 70% desde o seu início em 2007.
Quem gosta de se aventurar em novas experiências, esta pode ser uma ótima oportunidade.
Confira também:
Miguel Pereira Rio de Janeiro
Ilha de Caras – Ilhas Angra dos Reis