Quanto tempo tenho para cancelar minha passagem?

Quanto tempo tenho para cancelar minha passagem?

Uma ótima notícia para quem faz viagens aéreas na TAM, GOL, Azul e Avianca, a ANAC Agência Nacional de Aviação Civil está começando a divulgar uma futura regra onde daqui um tempo as companhias aéreas deverão devolver o valor das passagens aéreas, para quem desistir em um prazo de até 24 horas. Essa será uma ótima solução para quem tem dificuldade em realizar alterações, ou até mesmo cancelar a compra da passagem nos dias atuais.

A matéria que fala sobre essa disputa da Anac com as empresas aéreas foi apresentada pela Folha de São Paulo, o que traz muita credibilidade para essa notícia, e podemos esperar novidades ao assunto que se trata de cancelar passagem aérea. A intenção da Anac é estabelecer uma regra para esse assunto que segundo a notícia já foi comunicada em reunião as companhias aéreas no estado de SP.

cancelar passagem aerea

Quando a nova regra para cancelar passagem entra em vigor?

O assunto está apenas começando a ser discutido pela Anac e empresas aéreas, e a regra ainda não tem prazo definitivo nem especulativo para entrar em vigor.

Qual é a nova regra para cancelar minha passagem aérea?

Essa regra lhe dará o direito de se “arrepender” de ter comprado, seja por motivos pessoais como outras viagens, trabalho, doença, como motivos onde simplesmente você não deseja mais viajar. Sendo possível remarcar, cancelar as suas passagens aéreas no prazo de até 24 horas, para esse “arrependimento”. Passado esse prazo, o cliente deverá realizar a viagem, perder a passagem ou pagar uma taxa para remarcar. Pela regra atual as companhias aéreas cobram taxas em cima do valor pago para realizar a desistência, remarcação ou qualquer outra atitude que não seja viajar no dia e hora que está marcado em seu bilhete. As empresas aéreas até disponibilizam passagens aéreas flexíveis, mas os seus valores até mesmo em promoções não são nada atraentes.

Nos EUA, essa regra já existe a 2 anos e funciona muito bem. Lá as empresas aéreas são obrigadas a reembolsar o passageiros sem cobrar taxas nenhuma, caso venha a desistir em até 24 horas após a compra. Esse é o direito do consumidor que funciona por lá, e a Anac quer que funcione por aqui.

A nova regra para cancelar passagens aéreas irá funcionar?

As companhias aéreas GOL, TAM, Azul e Avianca disseram que seria muito complicado revender de maneira rápida as passagens aéreas de quem comprou e desistiu da viagem, trazendo prejuízos para a empresa. Sugeriram que essa regra só fosse válida para quem comprou com pelo menos 14 dias de antecedência, para que pudessem vender então a passagem de desistência.
O argumento das empresas foi que seria complexo revender rapidamente passagens aéreas de quem desistisse e que seria necessário um prazo razoável para articular essa venda de modo a não afetar as receitas recebidas.

Mas querendo ou não, a partir do segundo semestre o debate dessa nova regra para o transporte aéreo passará a ser público, e a regra sendo aprovada, a Anac vai implantar ela, as companhias querendo ou não, e quem não obedecer irá levar multa.

Essa é uma ótima notícia para nós que realizamos o uso do transporte aéreo no país, esperamos que essa nova condição não influencie nos valores das passagens aéreas.

Mais informações www1.folha.uol.com.br

Anterior TAM agora tem voos diretos entre Belém PA e Miami EUA
Proximo Viagens promocionais Buenos Aires, Montevideu, Santiago e Assunção

Sobre o autor

Wes
Wes 1270 posts

A anos trabalhando com as melhores promoções de pacotes de viagens CVC, Hotel Urbano HURB, Decolar, Groupon, Submarino Viagens, pacotes turísticos, promoção de passagens aéreas LATAM, GOL, AZUL, AVIANCA, pousadas, hotéis, resorts e tudo que envolve turismo.

Veja todas as publicacoes deste autor →

Achamos que voce ira gostar disso

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Sarcófago com mais de 3,6 mil anos é encontrado no Egito

Alguns especialistas espanhóis esta semana descobriram um sarcófago com mais de 3,6 mil ano ao sul do Cairo no Egito em uma cidade chamada Luxor, segundo informações do ministro de… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Vírus Mortal Ebola faz Emirates suspender voos para Guiné

A companhia aérea Emirates a partir desde sábado decidiu suspender os voos que são normalmente realizados para Guiné devido por conta do surto do vírus mortal ebola que tem se… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

3 Vantagens e Desvantagens de Morar fora do País

Vai morar fora do país em 2014? Confira algumas vantagens e desvantagens pessoais para quem está querendo se dar bem longe do Brasil. Vantagens Explorar um mundo novo de possibilidades… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios aqui

Voce pode ser o primeiro a comentar esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.