Você já ouviu falar de “Google Humano“? É claro que todos nós temos um pouco de “Google” afinal sabemos respostas para várias perguntas. Mas a Islândia está renovando este conceito, criando o primeiro motor de busca humano para solucionar dúvidas de turistas através da internet.
Alguns islandeses voluntários irão responder boa parte das dúvidas vindas por internautas e dar dicas de viagens do seu país. Isso porque só quem é morador da Islândia sabe realmente o que acontece por lá.
Antes de realizar uma viagem, os turistas normalmente recorrem a internet para fazer o seu roteiro de viagem. É por isso que a partir deste dia 28 de abril, o governo da Islândia divulgou essa iniciativa bem curiosa chamada de “motor de busca humano”. Ao todo foram 7 voluntários, sendo 1 de cada uma das 7 regiões do país.
As dicas serão personalizadas para os turistas, onde eles irão responder através das redes sociais Twitter, Facebook e também com vídeos através do YouTube, através da hashtag #AskGudmundur. Estas redes são pertencentes ao “Inspired by Iceland”, uma entidade oficial de turismo do país.
A ideia principal é uma abordagem pessoal nas buscas por informações sobre a Islândia. Segundo Inga Hlín Pálsdóttir, diretora da Promote Iceland, “por que uma pessoa irá perguntar a um computador (Google), sendo que pode perguntar diretamente para uma pessoa?”
Cada um dos voluntários e representantes serão chamados de Guðmundur (homens) ou Guðmunda (mulheres).
Esta ação irá durar até o outono.
Confira o vídeo da ideia: