Para viver o roubo da estátua de “Virgen de la Piedad” a 500 anos atrás, em 2006 os espanhóis resolveram criar o Festival Cascamorras em Baza na província de Granada na Espanha. O festival se tornou um importante evento turístico da cidade, onde após as lembranças dos fatos históricos, acontece uma grande e animada festa.
Festival Cascamorras
A história do festival de Cascamorras teve seu início na idade Média logo após o aparecimento da imagem de Virgem da Misericórdia, onde em 1490 quando trabalhadores estavam realizando a demolição de uma construção, um deles disse que escutou uma voz que dizia “Tem misericórdia”, quando o trabalhador chamado Guadix escavou no local encontrou uma imagem, que recebeu o nome de Virgem da Misericórdia.
O festival ocorre nos dias 06 de setembro, onde uma pessoa se traja como bobo da corte vestindo um terno chamativo, representando Guadix e vem andando pelas ruas de Baza, segurando artefatos e o objetivo dos participantes do festival é tentar manchar estátuas, pinturas ou qualquer outro elemento que o Guadix esteja segurando na ocasião.
Essa é a representação da época onde muitos moradores da região, não gostaram da ideia de ter uma nova santa na cidade e tentaram destruir a imagem.
Os trajes típicos do festival das Cascamorras são roupas de cores amarelo, vermelho e azul. E a cor predominante do evento é o preto, devido ao óleo que é derramado pelo corpo dos participantes que desejam entrar na brincadeira.
Vários famosos espanhóis já foram o Guadix de Baza como José Antonio Escudero, Rafael vallecillos, Alejandro Baena, Jesus Samaniego, Antonio Vera entre outros.
Você já foi ao festival? Que tal compartilhar suas experiências?