O Grande Museu do Egito, assim mesmo que será chamado, será um museu com mais de 100 mil antiguidades, onde quase 100% conta a história e mostra os vestígios da civilização antiga do Egito e região. Este museu entrará para a história como um dos maiores do mundo. Tudo isso para que o turismo no país seja restaurado, já que as guerras, rumores de guerras, disputas políticas e sociais para o lado do oriente, afastou um pouco os turistas, até mesmo de visitas as pirâmides do Egito.
O projeto entrou em fase final, com a construção do salão principal, que ficará muito próximo as pirâmides. Essa construção é a que falta para finalizar o complexo que deve abrigar mais de 100 mil artefatos do antigo Egito, onde um dos destaques é a múmia do faraó Tutancâmon.
O terreno do Grande Museu do Egito, tem 48 hectares de terra e está previsto para ser inaugurado em 2015. O projeto custará US$ 800 milhões, e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional, está entrando com uma fatia de US$ 350 milhões em empréstimos para a conclusão do projeto.
Essa construção está sendo muito bem elaborada, pois deve resistir a mudanças de terreno, ações climáticas e o principal, ser de fácil acesso e agradável a todos os turistas que estão previstos para visitar o museu.