Saiba mais sobre esta promoção

O fator Trânsito está cada dia mais influenciando na hora de escolher se devemos viajar ou não nos feriados. Um verdadeiro CAOS NAS ESTRADAS acontece todos os anos nas épocas de feriados, principalmente na Alta Temporada, onde os climas quentes fazem com que muitos tenham a brilhante ideia de pegar seus carros e os colocar nas estradas rumo as praias de seus estados. Mas em vez de curtirem a viagem, que normalmente duram cerca de uma hora, três horas no máximo, chegam a durar até oito, dez horas.

Não precisamos ser nenhum gênio para saber que se em um dia possui 24 horas, e se você passa dez horas viajando, dorme oito horas e geralmente perde mais tempo tentando se locomover com seu carro pela praia, o tempo que você passa curtindo seu feriado é muito pouco não é mesmo? Mas ai você diz… – Eu vou na sexta e volto no domingo. Ok você perdeu essas horas na ida, e também vai perder essas horas na volta, pois a não ser que esteja de férias, provavelmente irá trabalhar na segunda feira, juntamente com vários outros que estarão tentando voltar no domingo.

congestionamento feriado, viagens, praia

Outro fator que está cada vez mais complicando as viagens de feriados, são as enormes quantidades de carros que a cada dia está entupindo cada vez mais as ruas de todo o Brasil. Se uma montadora é capaz de produzir um carro por minuto, você consegue imaginar a onde iremos parar? Creio eu que não vai mais alguns anos, as praias não irão comportar a quantidade de carros que tentam transitar por suas ruas. Resultado, Caos Total.

Neste ano de 2013 por exemplo, o feriado de Proclamação da República em São Paulo gerou um congestionamento de 309 km, da pra imaginar? Ou você estava nele? Mas não só São Paulo, para sair de Curitiba com destino as praias de Santa Catarina o trânsito chegou a ter filas de 35 km.

A culpa é do governo que não faz mais estradas, para ter alternativas de chegar a um destino, ou a culpa é nossa mesmo por pensar igual a todo mundo?

Quais as soluções a tomar?

O certo seria que cada um pudesse viajar em dias alternativos, mas como o desejo de estar na praia no feriado é maior do que tudo, o brasileiro tem que começar a pensar mais na hora de tomar suas decisões. Uma alternativa, da qual eu acho que seja a melhor possível é que você vá de ônibus, e que essa ideia caia cada vez mais na mente dos brasileiros. Em um ônibus cabem geralmente 44 passageiros, portanto se em cada carro forem 4 passageiros, um ônibus ocupa um pequeno espaço onde estariam 11 carros enfileirados na estrada. Sem contar que chegando ao destino, onde tudo é tão perto, se tratando de praias, você não vai precisar ter que se preocupar com estacionamento e eventuais acidentes.

Viagens aéreas não são muito atrativas, principalmente para quem vai as praias, pelo menos no sul do país, onde sai muito mais caro ir de avião do que ir de carro até o destino. Muitos nas épocas dos feriados querem fazer o famoso “bate e volta” que hoje em dia não está tão rápido assim, portanto as viagens aéreas por questões de custo são mais indicadas para viagens até as praias do nordeste por exemplo.

Você tem alguma boa solução para essa questão?

Conclusão:

O que concluir disso tudo? A única solução visivelmente fácil de se tomar é viajar em dias alternativos, já que você faz questão de estar na praia no verão, faça isso em datas que não sejam o dia do feriado, e não volte no domingo. Se o feriado é na sexta feira, vá na quinta de manhã, volte no sábado a noite, ou na segunda. Tente pegar uma folga nesses dias alternativos, caso sua empresa não libere você, vá em outro final de semana, a praia não vai sumir de onde ela está. Seja esperto na hora de viajar e evite passar 10 horas em um congestionamento.

Queremos saber sua opinião.

Autor
Wes

Wes

A anos trabalhando com as melhores promoções de pacotes de viagens CVC, Hotel Urbano HURB, Decolar, 123Milhas, Submarino Viagens, pacotes turísticos, promoção de passagens aéreas LATAM, GOL, AZUL, Itapemirim, VoePass, AVIANCA, pousadas, hotéis, resorts e tudo que envolve turismo.