Agora é oficial, os donos das companhias aéreas Avianca e Azul formalizaram o seu interesse pela compra da companhia aérea Portuguesa, TAP Air Portugal, que está passando por um processo de privatização pelo governo do país.
Além dos donos da Avianca (Germán Efromovich) e Azul (David Neeleman), empresários como o português Pais de Barro também estarão na disputa pelo controle da companhia aérea portuguesa.
Para os donos das companhias aéreas, o que mais é importante são as rotas realizadas pela TAP entre o Brasil e a Europa, onde a companhia portuguesa é responsável por uma grande % dos voos entre ambos os destinos. Além da conexão Brasil x Europa, a TAP também detém importantes rotas para outros locais do mundo com saída no aeroporto internacional de Lisboa.
A privatização da TAP Air Portugal voltou a ser processado a 6 meses, ano passado o governo estava para vender a companhia para o dono da Avianca, mas no último momento acabou desistindo da venda. Quem não tinha nenhum concorrente, agora estará disputando a companhia com a poderosa Azul, que entrou no ramo de viagens internacionais este ano e também o empresário português com apoios internacionais.
A dívida da companhia aérea portuguesa já soma 1 bilhão de euros, quem assumir a TAP, já leva de “brinde” esta soma, mas com a esperança de operar também diversas rotas para os EUA e outros países da América do Sul.
Confira também todas nossas outras notícias.