Até 2019 a Carteira de Habilitação CNH vai virar um cartão com chip

Até 2019 a Carteira de Habilitação CNH vai virar um cartão com chip

Mais uma novidade para os brasileiros, a CNH, Carteira Nacional de Habilitação vai virar um cartão com chip até o próximo ano de 2019. O conhecido formato da CNH tradicional em papel, será trocado por um cartão de plástico com microchip, como os cartões atuais de banco, com todas as informações do motorista, que poderão ser acessados através de aparelhos exclusivos das Polícias e órgãos do governo responsáveis pela fiscalização.

E nós do Promoção Pacotes Viagens achamos interessante falar um pouco mais sobre o assunto, pois boa parte dos leitores realizam suas viagens nacionais a bordo de um carro. E também porque dirigir está na rotina de uma grande porcentagem da população.

A previsão é que até 2019 todo o sistema esteja completo e aqueles que forem tirar as novas habilitações ou forem fazer a renovação a partir dai, já recebem o documento neste novo formato. O Contran, Conselho Nacional de Trânsito, publicou uma resolução no último mês, onde firmou a mudança até o dia 1º de janeiro de 2019, ano no qual todos os Detrans deverão estar adaptados ao novo modelo de CNH.

Até o momento nenhuma informação sobre o valor desta novidade foi informado. Mas podemos esperar que os valores serão mais caros obviamente, para arcar os custos não só da CNH, mas sim de todo o sistema que será implantado. Quem paga é a população.

A minha CNH ainda não venceu, preciso troca-la até 2019?

Se a sua Carteira de Habilitação não vencer nos próximos anos e nem mesmo em 2019, o documento de papel dentro da validade ainda poderá ser usado. A troca só será feita quando for realizado a renovação.

O porque da CNH ser um cartão com chip?

A pergunta que você pode estar se fazendo é exatamente esta. Porquê agora a CNH precisa ser um cartão com chip? Segundo Alexandre Baldy, o ministro das cidades, a CNH desta forma irá reduzir a quantidade de fraudes (que no Brasil é bem alta) e também aumentar a duração do documento, que na versão de papel, quando submetido a certas situações, pode se extraviar facilmente. Além destes princípios, a tecnologia também poderá permitir a integração com outros países, sem haver a necessidade de emitir um documento específico para dirigir lá fora.

A princípio será isso, mas num futuro será possível realizar o pagamento de pedágios, realizar acessos a órgãos públicos, pagamento de transportes e outras situações que estejam ligadas e conveniadas entre instituições público/privadas, com autorização do Denatran.

nova cnh carteira habilitacao cartao chip

Novidades de 2017 e 2018 para a CNH

Em 2017 e 2018 a CNH já tem e terá diversas novidades, mas que com a notícia acima, não terá uma longa duração. Em janeiro de 2017 por exemplo, o documento já passou a ser emitido com um novo visual e diversos outros itens de segurança. A partir de maio do mesmo ano o documento recebeu também a novidade de um QR Code, que através do smartphone é possível verificar todas as informações do motorista.

Estas novidades também fazem parte de uma versão digital da CNH que está presente em boa parte dos estados brasileiros. Mas todas elas deverão estar incluídas até o próximo mês de fevereiro de 2018 e disponíveis para todas as cidades do Brasil, até que a troca pelo cartão com micro chip seja feita e finalizada.

parte tras nova cnh carteira habilitacao cartao chip

O documento de Identificação Civil Nacional ICN

Ainda falando de novidades na documentação dos brasileiros, neste ano foi apresentado um projeto chamado de ICN, no qual pretende reunir em um único documento o RG, CPF, cadastro Biométrico e o Título de Eleitor em um único cartão. Os documentos de passaporte e da CNH ainda irão continuar separados.

Este novo documento que será emitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deverá ser implementado até o ano de 2022 em todo o país. As informações serão associadas ao registro biométrico que já está quase concluído em todo o Brasil.

Os documentos antigos continuarão válidos, mas quando perderem a sua validade ou quando solicitado, será necessário substitui-los pelo documento de Identificação Civil Nacional (ICN). Até o momento, nenhuma informação de quando os ICN’s serão emitidos, pois a princípio será necessário criar um banco de dados com todas as informações do cidadão, mas a previsão é de que o início seja feito somente após o ano de 2020.

E você o que achou destas novidades? Deixe seus comentários.

Anterior Pacotes de viagens para comprar iPhone 8 em Orlando EUA
Proximo Os 5 melhores pacotes PEIXE URBANO em promoção 2018

Sobre o autor

Wes
Wes 1107 posts

A anos trabalhando com as melhores promoções de pacotes de viagens CVC, Hotel Urbano, Decolar, Groupon, Submarino Viagens, pacotes turísticos, promoção de passagens aéreas LATAM, GOL, AZUL, AVIANCA, pousadas, hotéis, resorts e tudo que envolve turismo.

Veja todas as publicacoes deste autor →

Achamos que voce ira gostar disso

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Como fazer check in automático na Latam

A tecnologia chegou para facilitar a vida de todos nós, inclusive naquilo que já era tecnológico, hoje está ainda mais fácil, como é o caso dos check in das companhias… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Bogota x Londres – Avianca anuncia voos em 2014 após 13 anos fora

A Avianca anunciou nesta terça feira dia 04 de fevereiro de 2014, que estará retomando suas atividades entre os trechos de Bogotá na Colômbia e Londres na Inglaterra, após permanecer… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Tam terá novos voos semanais entre Brasília e Punta Cana

A companhia aérea TAM recebeu recentemente uma autorização para realizar 4 novos voos semanais entre o Brasil e a República Dominicana, através da ANAC, e hoje foram divulgadas informações de… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Check In Inteligente GOL 2018 – Evite filas

Que tal agilizar o seu embarque em 2018 com o Check in Inteligente da GOL? Sem aquela complicação de ter que ficar horas em uma fila para realizar o check… Leia mais

Dicas e Noticias 3 Comentarios

As 10 melhores praias brasileiras para se visitar em 2014

Hoje no Promoção Pacotes Viagens nós vamos falar um pouco sobre algumas ótimas praias brasileiras para se visitar no próximo ano de 2014. Praias Brasileiras O Brasil é um país… Leia mais

Dicas e Noticias 0 Comentarios

Marinha Brasileira pretende construir a Estação Comandante Ferraz até 2015

Estamos falando de Antártica, uma região não turística mas de grande importância para a ciência, onde o Brasil sempre esteve muito interessado na exploração e estudos realizados no continente gelado… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios aqui

Voce pode ser o primeiro a comentar esta postagem!

Escreva uma resposta