Você nasceu e se criou em Curitiba? Mas é capaz de afirmar que conhece tudo desta cidade? Eu moro a 26 anos em Curitiba, e conheço bastante os shoppings, agora pontos turísticos vou dos básicos, Boca Maldita, Museu Oscar Niemeyer, Parque Barigüi, Jardim Botânico, Largo da Ordem com todo o seu odor agradável, o Passeio Público, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Bosque Alemão (acho que é esse o nome) e só que eu me lembre. Mas realizando uma pesquisa, me dei conta que mesmo morando a vida toda nesta cidade, eu não conheço nem 1/5 de todos os pontos turísticos e locais bacanas que a cidade oferece e muita das vezes de graça.
Por esse motivo, hoje vamos falar um pouco mais sobre 5 lugares que provavelmente você não conheça ou nunca ouviu falar, mas que está presente em Curitiba e poderá ser incluída em seu próximo roteiro. Aos visitantes de fora, fica a sugestão de lugares para conhecer, além dos tradicionais.
5 lugares de Curitiba que você nunca imaginou que existisse
Museu Paranaense
É óbvio que existe um Museu Paranaense na capital não é mesmo? Mas você sabe onde fica? Já foi lá? O prédio com as exposições fica localizado na rua Kellers, muito próximo a feirinha do Largo da Ordem. O local é chamado de Palácio São Francisco, todas as instalações são belíssimas, uma construção datada de 1929, sendo inicialmente residência da família Garmatter. Já em 1938 o prédio passou a pertencer a Manoel Ribas, e posteriormente foi sede do Governo Estadual até 1953, já de 1961 até 1987 o palácio foi lar do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), e desde a sua última “venda” passou a abrigar diversos monumentos e artigos históricos do Paraná.
Ao visitar o Museu Paranaense você poderá conferir uma linha do tempo que conta toda a trajetória do estado desde o início até o século XX.
Ao longo do ano também é possível conhecer exposições temporárias, fique atento no site do museu para saber os principais detalhes e até quanto vão as mostras de arte/artigos.
Localização:
Rua Kellers, número 289
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h00 às 18h00, sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 16h00.
Entrada grátis.
Site: www.museuparanaense.pr.gov.br
Museu do Holocausto
A cidade de Curitiba é a única do Brasil que possui um Museu do Holocausto, com diversos artefatos, artigos, imagens, vídeos e tudo relacionado as vítimas e sobreviventes do histórico holocausto. É emocionante a visita, relembrar esse momento tão triste da história mundial. Para você que nem sabia que existia, é um passeio imperdível de Curitiba. Mas já avisamos que lá dentro não é possível tirar fotos nem registrar nada.
A visita só poderá ser feita através de um pré agendamento por email no site do museu. Crianças menores de 12 anos não é permitido a entrada.
Localização: Rua Cel. Agostinho Macedo, 248, Bom Retiro.
Horário de funcionamento: Segundas, terças e quartas, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Sexta das 8h30 às 11h30 e Domingo das 9h às 12h. Quinta e sábado o museu permanece fechado.
Entrada gratuita.
Site: www.museudoholocausto.org.br
Museu Egípcio
Aposto que este você não conhecia! Curitiba possui um Museu Egípcio, que conta com diversos artefatos e artigos que contam a história do Antigo Egito, e tudo como era a era dos grandes Faraós. Boa parte do material exposto não é original, exceto a múmia Tothmea que possui mais de 2700 anos, o resto do acervo é de réplicas idênticas as que são expostas no mundo e no próprio Egito. Porque gastar em uma viagem até lá só pra ver a original? No Museu Egípcio de Curitiba você poderá conhecer de graça.
Localização: Rua Nicarágua, 2620, Bacacheri.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00.
Entrada gratuita.
Site: www.amorc.org.br/museu-egipcio.html
Museu de História Natural
O Museu de História Natural de Curitiba fica localizado em um bosque lá no Capão da Imbuia. É uma ótima opção de visita com as crianças, pois possui vários locais com animais espalhados, um bosque grande com Araucárias, árvore “típica” do Paraná, a Imbuia, outras arborizações, e uma pequena fauna livre, onde é possível até cruzar com alguns animais inofensivos, mas é melhor não mexer com eles, nunca se sabe né? Hahahaha.
O Museu conta com uma calçada da fama, igual de Los Angeles, mas ao invés de pés e mãos de artistas, são marcas de patas, pés de animais. É bem legal.
Localização: Rua Prof. Benedito Conceição, 407, Capão da Imbuia.
Horário de funcionamento: Diariamente
Entrada gratuita.
Site: www.curitiba.pr.gov.br/
Santuário Tabor Magnificat – Schoenstatt
É um santuário dedicado ao movimento católico da Mãe Peregrina. A igrejinha é muito bonita e vale a pena a visita de qualquer um, você não precisa ser exatamente católico ou cristão para conhecer o lugar. É um ótimo refúgio para quem está precisando de um momento de paz.
Já para quem é católico, algumas missas são realizadas no santuário, só que não na igrejinha mas sim em um salão no próprio terreno.
Localização: Rua Padre José Kentenich, 552, Campo Comprido.
Horário de atendimento do Sacerdote: De terça a domingo das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h.
Horário de atendimento do Café Magnificat: De terça a domingo das 9h às 18h.
Horário de atendimento da Loja de artigos religiosos Magnificat: De segunda a domingo das 8h às 18h.
Entrada franca.
Site: www.santuariotabormagnificat.com.br
Já foi a algum deles? Gostou? Deixe seus comentários.