Um templo budista em Mianmar vem chamando a atenção de muitos turistas pelo mundo todo. Neste tempo está localizado uma rocha de mais ou menos 600 toneladas que foi coberta por folhas de ouro e que segundo relato histórico, foi decorada com ouro por peregrinos. Mas o fato de estar coberta por ouro não é o que chama mais a atenção para este lugar, e sim o fato dela estar na ponta da montanha e dar a impressão de que a qualquer momento vai despencar lá de cima.
O templo budista é conhecido como Pagode da Rocha Dourada ou Kyaikhtiyo, templo construido ao longo dos anos, sob uma rocha de granito com mais de 2 mil anos, que está bem na ponta da montanha, firme, mesmo parecendo que vai cair a qualquer momento. A rocha que desafia a gravidade é inspiração para muitos que vem até o templo se converterem ao budismo, pois acreditam que a força e fé é que seguram esta rocha.
O templo Kyaikhtiyo está localizado a mais de 3000 metros acima do mar, na montanha de Kyaikhtiyo. O acesso a montanha é feito através de ônibus ou com uma caminhada de 5 horas.
As folhas de ouro que foram colocadas na rocha, são uma oferenda dos visitantes, outros levam para a montanha, velas, frutas, flores, presentes, ou algo de muita importância para dar ao templo como oferenda.
Mais informações no G1.